O mercado de capitais angolano tem vindo a crescer de uma forma sustentada, desde o lançamento da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em 2015, com o aumento dos volumes negociados, do número de transacções e de intervenientes. Começamos com o desenvolvimento do mercado de dívida pública, tendo este atingido um estágio em que já é possível tirar partido de variadas oportunidades. No ano passado, tivemos a inauguração do mercado de acções, alicerçado no programa de privatizações do Governo Angolano, permitindo cotar duas instituições financeiras na BODIVA. Outras empresas se seguirão.
Adicionalmente, estamos a entrar numa nova fase do nosso mercado, potenciado pelo aparecimento de entidades especializadas quer na estruturação, quer na intermediação dos vários produtos financeiros, sendo expectável o aparecimento de novos produtos, nomeadamente outro tipo de obrigações que não divida pública. Exemplo disso foi a recente emissão da Sonangol.
Na grande maioria dos mercados de capitais, os fundos de investimento desempenham um papel preponderante para a democratização do acesso dos vários investidores aos diversos instrumentos que nele são transaccionados. Assim, o crescimento e o desenvolvimento do nosso mercado de capitais também passará pelo fortalecimento da indústria de fundos de investimento mobiliário, dado que nos mercados de capitais mais avançados os fundos de investimento são os seus principais intervenientes. Em Angola tal não sucede, dado que o mercado está ainda numa fase muito embrionária, mas neste momento já se justifica uma abordagem diferente que vá de encontro às necessidades dos nossos investidores.
Com este enquadramento, consideramos ser um privilégio ter tido a oportunidade de liderarmos este projecto único, cuja aspiração é ser o impulsionador do desenvolvimento do mercado de fundos de investimento mobiliários em Angola.
Acreditamos ter juntado todos os ingredientes necessários para mudar o paradigma do nosso mercado: a marca mais forte do continente africano, com a experiência que o Grupo Standard Bank tem nos mais variados mercados; uma equipa de profissionais de excelência, com experiência e reconhecidos especialistas nas várias vertentes do negócio; um capital robusto que permite também ter os melhores sistemas disponíveis em mercado, quer para a gestão dos fundos, quer para a sua comercialização; uma nova visão que vai de encontro às necessidades dos clientes, de uma forma simples, transparente, segura e socialmente responsável, com a constituição gradual de uma oferta diversificada que permita a cada investidor seleccionar a estrutura mais adequada ao seu perfil; e com o Portal do Cliente, que vai permitir a cada cliente Standard Gestão de Activos, de uma forma cómoda, acompanhar em tempo real os seus investimentos e, ao mesmo tempo, poder subscrever e resgatar os seus fundos só com um “click”.
Investindo nos nossos fundos de investimento ou solicitando o nosso serviço de consultoria de investimento, seremos o seu parceiro na escolha das melhores oportunidades no nosso mercado de capitais.
Somos o seu GPS para os investimentos em África!